Citações

Tao Te King 81

Palavras Bonitas
Palavras Bonitas

Tao Te King 81: Palavras bonitas e verdade.

Palavras que dizem a verdade  nem sempre são bonitas, as palavras bonitas nem sempre dizem a verdade.

Um homem do bem não quer persuadir, aquele que quer persuadir não tem merecimento.

Aquele que sabe sem sempre é culto, aquele que é culto  nem sempre sabe.

O Homem Santo não acumula nada; tudo o que ele tem, ele o usa para ajudar os outros.

Tendo esgotado tudo, ele recebe mais e dá tudo. Quando ele deu tudo, ele possui ainda mais.

O Tao do Céu é agudo , mas não fere; o caminho de Homem Santo é agir sem Lutar

Voltar Tao Te King

Tao Te King 80

Tao Toah
O Tao e a Torah, Pequeno Reino

Tao Te King 80: Pequeno reino

Se eu tivesse um pequeno reino de uma população pequena e contando com uma dezena ou uma centena de homens inteligentes cem, eu iria me abster de empregá-los. Eu me assegurarei que as pessoas compreendam a gravidade da morte e não émigrâm para longe. mesmo tendo barcos e tanques, não os usará; possuindo armas e armaduras, ele não se serviria delas.

Vou me certificar de que retorna ao uso de cordas atadas.

Ele iria achar o seu alimento saboroso, e belas as suas roupas, suas mansões pacíficos, cheias de charmes os seus costumes. Mesmo os habitantes de uma aldeia fronteira e os países vizinhos poderiam se ver, e ouvir os cantos de seus galos e os latidos dos seus cachorros, eles chegarão à velhice e depois a morte, sem ter tido visitas recíprocas.

Voltar Tao Te King

Tao Te King 79

ressentimento
concórdia, discórdia, ressentimento

Tao Te King 79: concórdia e discórdia. ressentimento.

Mesmo após a reconciliação, uma desentendimento grave ainda deixa algum ressentimento. O que podemos fazer, então, para agir de acordo com o que é o Bem? Como o Homem Santo, que guarda para se a parte menos vantajosa dos contratos, sem exigir nada dos homens.

Que possui a Virtude é o artesão da concórdia; que não tem a Virtude é o artesão de discórdia.

O Tao do Céu está sem condições; ele coopera sempre com o homem de bem,

Voltar Tao Te King

Tao Te King 78

Tao Te King 78: A fraqueza vence a força, a flexibilidade vence a dureza.

Não há nada no mundo mais inconsistente e mas fraco que a água; No entanto, corrói o que é duro e forte; nada pode resistir a ela ou substituí-la.

A fraqueza vence a força, a flexibilidade vence a dureza. Todo mundo sabe isto, mas ninguém  ajusta o seu comportamente neste sentido.

É por isso que o Santo Homem disse: “assumir para se as contaminações do reino, é  ser o mestre do espirito de colheita; tomar sobre si as desgraças da nação, é ser o rei do mundo . As palavras profundamente verdadeiros, debaixo de uma aparência paradoxal .

Voltar Tao Te King

Tao Te King 77


Tao Te King 77: O Caminho do Céu

O Caminho do Céu pode – ser comparado ao quem faz um arco? Ele abaixa o que está acima, e eleva o que está em baixo, ele remove o que é demais, ele acrescenta o que está faltando.

O Caminho do Céu reduz o que é excessivo, completa o que é insuficiente. O caminho do homem é bem diferente: ele retira do que não tem o suficiente para dar a aquele que tem muito. Que é capaz, tendo o supérfluo, dá-lo para o mundo? Somente aquele que tem o TAO.

É por isso que o Homem Santo age sem esperar nada em troca; seu trabalho merecedor realizado, não se delicia-nele e não deseja mostrar sabedoria.

Voltar Tao Te King

Tao Te King 76

Tao Te King 76: Flexibilidade e rigidez.

Recém-nascido, o homem é flexível  e frágil; morte, ele é rígido e duro. Ao nascer, as plantas e árvores são macios e flexíveis; mortos, eles são duros e rígidos.

Solidez e rigidez são os companheiros de morte; flexibilidade e fraqueza são companheiros de vida. .

É por isso que um exército forte não se tornara vitoriosa, uma árvore se tornou grande será abatida . O que é forte e grande está numa posição inferior; O que é flexível e fraco se encontra numa posição elevada

Voltar Tao Te King

Tao Te King 75

Tao Te King 75

O povo  está com fome quando seus governantes  estão devorando o produto de pesados impostos; Isto é a causa da fome.

O povo está difícil de governar quando seus governantes são atuantes demais; que é da onde a dificuldade de governar vem.

O povo considera a morte de ânimo leve, porque ele sofre demais para viver; é por isso que ele atribui pouca importância à morte, porque só quem não é apenas ocupado com a luta pela existência, pode desfrutar tranquilamente de vida.

Voltar Tao Te King

 

Tao Te King 67

Tao Te King 67

Todo mundo diz que eu sou grande, mas eu pareço um deserdado. Mas é precisamente porque somos grande que somos deserdados. Em termos de nobreza hereditária, seu valor diminuiu há muito tempo, certo,

Para mim, existem três coisas preciosas as quais estou ligado e que eu tenho em alta Estima: o primeiro é a caridade; a segunda é a economia; a terceira é a humildade, que faz que não ousamos dar um passo adiante para agir no mundo.

Graças a Caridade, podemos ser ousado; graças a economia, podemos ser generosos; graças a humildade, podemos realizar grande coisas.

Hoje, faltamos de Caridade e consequentemente de coragem, nos falta economia e consequentemente de generosidade; recusamos o último lugar e perdemos o primeiro, este é o caminho da Morte, certo! Mas, se temos por arma a caridade , seremos certamente vitoriosos.

Aquele que prática isto é invencível, o Céu o acude e ele é protegida pela sua misericórdia.

Voltar Tao Te King

Tao Te King 15

Tao Te King 15

Os Sábios perfeitos da antiguidade eram elusivos, sobrenaturais, misteriosos, penetrantes, tão profundos que ninguém poderia conhecê-los. Como não se poderia conhece-los so se pode tentar retrata-los

Eles estavam atentos como aquele que está cruzando um rio no inverno;

Cuidadosos como alguém que teme seus vizinhos;

Reservados como aquele que recebe hospitalidade;

Apagados como o gelo que está se derretendo ;

Simples como a madeira não trabalhada ;

Vazios  como o vale;

turvos  como água com lodo .

Quem, pode pela calma, clarear pouco a pouco o que é impuro? Que possa chegar  gradualmente a calma e permaneça assim para sempre? Aquele que guardar o TAO. Ele não deseja estar cheio, mas vazio. É por isso que ele pode parecer desprezível e desprovido de perfeição temporal.

 Voltar Tao Te King

Tao Te King 63

Tao Te King 63

Praticar o Não-agir é atuar na inação, provar o que na ão tem sabor, fazer crescer o pequeno, aumentar o pouco, responder as ofensas pela Virtude , elaborar o difícil dentre do fácil , fazer grandes coisas com o que é tênue.

No universo, as obras difíceis devem se fazer pelo facil, grandes coisas devem ser realizada pelo imperceptível. Além disso, o Santo Homem, até o fim, não deve começar nada de grande; é por isso que ele pode cumprir a sua grandeza.

Quem promete sem ter certeza certamente merece pouca confiança; quem acha tudo fácil vai ter necessariamente muitas dificuldades. Para o Santo Homem, tudo é igualmente difícil , é por isso que termina tudo sem dificuldade.

Voltar Tao Te King